sábado, 10 de março de 2018

memórias literárias - 631 - FACETAS DO LAR CRISTÃO - 07 - O PASTOR

O LAR CRISTÃO
E O
PASTOR

 
631
 
O lar cristão reconhece que a Igreja de Jesus Cristo é fundamental e que o pastor é o líder espiritual que Deus colocou para o orientar e para ensinar a vontade do Senhor. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Hb 13:17)
 
Deve ser motivo de grande alegria ao lar cristão uma visita do ministro do Senhor numa visita informal, para uma refeição, para um culto, para uma celebração. A família deve tê-lo em grande consideração, respeitando-o em quaisquer circunstâncias. Os pais devem ensinar aos filhos que ele é o pastor do rebanho de Deus e que devem amá-lo e obedecê-lo enquanto for um ministro fiel da Palavra do Senhor. Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Hb 13:7)
 
A família deve visitar o pastor em seu lar. Devem ajudá-lo em suas necessidades sem que ele sequer venha a pedir alguma coisa. Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei. (2Co 11:9) Também devem ouvir os seus conselhos e pedir a sua opinião nas decisões importantes que tiverem que tomar. Jamais devem esconder fatos relevantes, ou trair a sua confiança. O pastor deve ser visto como um pai, um conselheiro, um médico da alma  da família. Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. (1Co 4:1)
 
Quando houver conflitos a família jamais deve permitir que ele seja alvo de maledicências ou comentários ácidos em casa. A família deverá orar e buscar a reconciliação. Nunca deverá transformar um desentendimento em motivo para abandonar a igreja ou desmoralizar o ministro do Senhor. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. (Gl 5:15) Se a convivência tornar-se impossível, deverá deixar a congregação local em paz, ensinando aos filhos que nunca devem se indispor ou brigar na igreja. Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Am 3:3) Conflitos de igreja não devem afetar o conceito bíblico de igreja e ministério. Os problemas na igreja local serão resolvidos com o tempo. A família cristã deve sair ilesa da crise e protegida pela Palavra do Senhor e pelo poder do Espírito Santo, além de manter o conceito do respeito para com o ministro do evangelho. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef 4:32)
 

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...