sexta-feira, 9 de março de 2018

memórias literárias - 630 - FACETAS DO LAR CRISTÃO - 06 - O CULTO DOMÉSTICO

O CULTO
DOMÉSTICO
NO LAR
CRISTÃO

 
 
630
 
Um lar cristão cultua a Deus todos os dias. O culto em família é a base para uma família feliz. Pode ser uma prática diária ou pode ser agendado para o momento semanal em que a família está toda reunida. Mas a sua prática é indispensável para o fotalecimento da fé e dos vinculos a Deus. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. (Dt 6:7)
 
O culto doméstico deve ser dirigido pelo marido ou por ele delegado (a esposa ou um filho). Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1Co 11:3). O culto deve ser breve, porém, participativo. Durante a sua celebração deverão ler a Palavra de Deus, meditar em seus ensinamentos e orar por todos. Poderão incrementar o culto com cânticos, hinos, poesias ou concursos bíblicos. O culto também deve proporcionar a oportunidade para a confissão de pecados a Deus e aos familiares. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5:16) A reconciliação em família promove a comunhão com Deus. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. (1Pe 3:7)
 
Também deve ser buscado fortemente o amor pela igreja, pela evangelização e pela obra missionária.
 
O culto pode ajudar a família a ler a bíblia toda durante o ano. A prática diária do culto doméstico torna o casal mais unido, os filhos mais crentes e a igreja mais forte, além de exaltar e glorificar o nome do Senhor. Se por algum motivo for interromprido, deverá ser retomada a sua prática o quanto antes, evitando assim a derrota do lar cristão.
 

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...