segunda-feira, 5 de março de 2018

memórias literárias - 625 - FACETAS DO LAR CRISTÃO - 02 - CONFLITOS DO CASAL

O LAR CRISTÃO
E O
CONFLITO DO
CASAL

 
625
 
Ser um lar cristão não significa ter ausência de conflitos e problemas.no mundo tereis aflições..(Jo 16:33). Casais se desentendem e, por vezes, entram em conflitos. Como solucioná-los à luz da Palavra de Deus?
 
1) Todos os dias o casal deve "lavar as roupas sujas", isto é, no momento do culto doméstico, ou na hora da oração, falar sobre os problemas que surgem, sobre ofensas, mágoas, sobre barreiras que se ergueram, sobre as crises existentes. O amor não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; (1Co 13:6)
 
2) Independentemente de quem tenha ou não razão, ambos devem valorizar os anos que se passaram em união conjugal e perdoarem-se mutuamente. Nem sempre um pedirá perdão ao outro, mas o ofendido deve verbalizar esse perdão e não carregar a raiz de amargura que contaminará o relacionamento entre si e com os filhos. Quem vive magoado está pecando. Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hb 12:15)
 
3) Quando o conflito não for de fácil solução deverão procurar o pastor para uma convesa série e um aconselhamento saudável, ou pedir-lhe que recomende um terapeuta cristão conjugal, um conselheiro de casais. Tudo deve ser feito em paz e na busca pela solução, jamais objetivando o rompimento. Há vitória na multidão dos conselheiros. (Pv 24:6)
 
4) Os filhos devem ser preservados. Eles não devem testemunhar as brigas e os conflitos do casal. Os pais devem assentar no coração a certeza de que os problemas serão solucionados e de que não haverá nenhuma necessidade de exigir dos filhos que tomem algum partido.  Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, (Tt 2:7)
 
5) O culto doméstico e a confissão de pecados mutuamente é um grande preventido para futuros conflitos conjugais.  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5:16)
 
Finalizando: DIVÓRCIO é uma palavra banida no vocabulário do casal cristão biblicamente orientado. Divórcio é a derrota, infelizmente real em alguns casos (e as vítimas devem ser socorridas), mas é algo a evitar a todo custo, no afã da preservação da família e do compromisso com Deus.
 
Wagner Antonio de Araújo
 

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...