quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

memórias literárias - 583 - SUICÍDIO VIRA MODA

SUICÍDIO
VIRA MODA
 

 
583
 
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt 18:7)
 
Acabei de postar o artigo de ontem, intitulado "Não Gosto de Natal" e um pastor retornou-me, dizendo que mais um pastor havia se suicidado. Enforcara-se em sua residência.
 
Virou moda lermos notícias sobre pastores que dão cabo de suas vidas. Um dá um tiro na cabeça; outro enforca-se na cinta ou na gravata; ainda outro toma veneno. E amanhecemos perplexos com estes comportamentos tão extremos.
 
Seria bom atentarmos para este texto: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; (Jo 10:27) O Senhor afirma que a voz dele é ouvida pelas suas ovelhas. Estas, ao ouvi-la, seguem-nO. E há outro que diz: Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. (Jo 10:5) As ovelhas de Jesus não seguirão o estranho, nem tampouco o seguirão. E por que? Porque não é a voz de Seu pastor. E quem é o estranho? Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.  (Jo 8:44). Satanás é o homicida. E qual é o seu intento? Matar. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir. (Jo 10:10)
 
No entanto, com a proliferação de pastores que se suicidam, uma nova teologia se avoluma nos artigos: a teologia do suicídio, do consolo aos parentes de suicida, das bases bíblicas que amenizam o ato de tirar a própria vida.
 
Ouso dizer sem sombra de dúvidas: crentes não se suicidam. Crentes dão a vida por Jesus ou por outrem. Há inúmeros testemunhos de irmãos que doaram-se para salvar o próximo, que dedicaram os seus dias ao Senhor, mesmo sabendo que morreriam. Crentes lutam por suas pátrias e por estas também morrem, tornando-se heróis. Crentes doam a vida pelos seus filhos, entregando, se necessário, os rins, fígado, coração, tudo, para poder salvar os seus pequeninos. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (Jo 15:13)
 
Mas TIRAR A PRÓPRIA VIDA por razões psicológicas, porque cansou de viver, porque estava aborrecido, porque tinha dívidas, porque não era capaz de encontrar consolo ou razão para prosseguir, pensando unicamente em si, em uma solução maluca para a sua própria crise? Bem, não importa se quem faz isso é crente ou pastor. Importa que a Bíblia, Palavra de Deus, não muda. A pessoa suicida não ouviu a voz de Jesus, mas de Satanás. E atendeu ao seu reclamo. E tomou uma decisão que concretiza um amor próprio maior do que o amor por Jesus, pelo próximo ou pela Pátria.
 
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. (Lc 14:26) O texto, aplicado aqui é: quem amar a si mesmo mais do que a Jesus e à Sua Palavra, "não pode ser meu discípulo". Não pode. E pronto!
 
Sinto muito.
 
Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? (Gl 4:16)
 
Wagner Antonio de Araújo

13/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...