domingo, 10 de dezembro de 2017

memórias literárias - 580 - O MEU CONSULTOR FINANCEIRO

O MEU
CONSULTOR
FINANCEIRO
 

 
580
 
"Pastor, o que o senhor acha do livro tal, sobre administração financeira?" "O que o senhor acha daquele outro consultor, que dá dicas muito boas para organização do orçamento?" "E o outro que manda fazer amizade com o dinheiro?"
 
A minha resposta:
 
O meu manual de consultoria financeira é a Bíblia Sagrada. Nela eu encontro os verdadeiros valores e princípios norteadores da prosperidade dos salvos. Certamente que os consultores seculares podem saber muito de finanças e de mercado, mas não gerem os seus valores sobre o sustentáculo da verdadeira sabedoria e da fidelidade ao Senhor. Como somos salvos, os nossos conceitos são os de Deus. E nos conceitos divinos Deus vem primeiro.
 
Na Bíblia o conceito de "meu" é relativo. Nada é meu; tudo é de Deus. O que é meu é o pecado e a ingratidão. Se algo de bom eu tenho, devo isto a Deus. Porque Deus faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. (Mt 5:45)
 
Alguns princípios norteiam a vida financeira de quem teme a Deus. Quero citar alguns.
 
1) Primeiro eu devo dar a Deus o que é de Deus. Devo fazê-lo com fidelidade, com amor e segundo a minha possibilidade. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:33). Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2Co 9:7); Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (Ml 3:10).
 
2) Daquilo que fica comigo eu devo zelar com cuidado, não gastando à toa e não fazendo dívidas. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? (Is 55:2); A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm 13:8).
 
3) Não devo tornar-me fiador de outrem, pois, do contrário, estarei amarrado a um poste em chamas. Poderei perder tudo. Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas, (Pv 22:26); O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador na presença do seu amigo. (Pv 17:18)
 
4) Devo ser responsável e previdente, armazenando coisas essenciais para horas de necessidade. Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota. (Pv 21:20); Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? (Lc 14:28)
 
5) Devo ganhar o meu pão com o meu suor, honradamente, trabalhando com amor, como ao Senhor. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. (Gn 3:19); Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. (Ef 4:28)
 
6) Devo ser generoso, jamais negar-me ao auxílio, repartir o que tenho com responsabilidade e com generosidade. Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. (Pv 19:17). E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mt 25:40)
 
7) Devo dedicar os meus bens à Causa de Deus, à pregação do evangelho, aos cuidados para com os honrados missionários no campo. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. (Fp 4:18); Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. (2Co 8:2-3)
 
8) Devo progredir na área em que milito, buscando a cada dia uma colocação melhor, uma possibilidade de melhor servir e melhor remuneração. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. (1Co 15:10);Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. (Mt 24:46-47)
 
9) Se pai, devo prover cuidados para com a esposa e deixar os meus filhos assistidos, dentro da minha realidade social. O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo. (Pv 13:22)
 
Há muito mais a ser dito, mas para mim isso basta.
 
Tal consultoria financeira não gera bilionários; gera crentes controlados pelo Espírito Santo, frutíferos para Deus e úteis aos seus irmãos em Cristo e às suas famílias. Ademais, o Senhor Jesus Cristo orientou-nos, diferentemente da velha aliança judaica, a não juntarmos tesouros aqui, mas nos céus. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. (Mt 6:20)
 
Para terminar. Houve um homem que tornou-se o meu exemplo de prosperidade financeira.
 
Ele era analfabeto. Converteu-se aos dezessete anos, quando trabalhava num alambique. Casou-se. Aprendeu a ler na Bíblia. Veio para São Paulo. Foi trabalhar num almoxarifado de empresa. Ganhava pouco. Com o pouco que ganhava entregava mensalmente o seu dízimo, contribuía para missões, sustentava esposa e cinco filhas. Comprou a casa onde morava. Nunca faltou o pão sobre a sua mesa e era hospitaleiro. Ao final do mês chegava a emprestar do seu pequenino salário ao chefe. Aposentou-se. Viveu até os noventa e quatro anos sem dever nada para ninguém. Encaminhou as filhas a uma vida decente e cristã. E dormiu no Senhor. Seu nome: SEBASTIÃO EMERICH. Não tinha nada, mas teve tudo. E está com Jesus.
 
Este é o meu exemplo. O resto, as literaturas ufanistas seculares ou evangélicas, eu as dispenso. Não se vive de palha quando se pode ter a espiga cheia!
 
 
Wagner Antonio de Araújo

11/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...