sábado, 2 de dezembro de 2017

memórias literárias - 573 - O PRINCÍPIO DA SABEDORIA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 28

O PRINCÍPIO
DA SABEDORIA

 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 28

573
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Os salmos enriquecem o nosso coração e a nossa alma. Hoje meditaremos numa frase célebre, perpetuada no Salmo 111.10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre”.
Lembro-me de um conhecido humorista que virou entrevistador. Portava-se como quem sabia de tudo, conhecia tudo, como detentor da maior inteligência brasileira. Um dia uma mulher foi entrevistada, defendendo o criacionismo. Ele perguntou-lhe se ela era a favor de que “o conto de fadas do criacionismo” fosse ensinado na escola. A mulher, perplexa, perguntou: “o senhor acha a criação um conto de fadas?” Ele, arrogantemente, disse: “acho”. O meu conceito sobre a inteligência deste homem caiu no mais profundo abismo. Tempos depois ele foi retirado da programação. Apareceu num outro canal a receber um prêmio. O premiador perguntou o que ele andava a fazer. A resposta: “O sábado foi inventado por alguém muito preguiçoso, e me mandaram descansar um ano também.” Triste fim de um homem que parecia tão inteligente, mas que não tinha o princípio sobre o qual a verdadeira inteligência deve ser erguida: o temor do Senhor.

Temor é respeito. Respeito ao Criador e respeito à Sua pessoa. Respeito à Sua Lei, aos Seus mandamentos e à Sua história. Quem se acha sábio e não respeita a Deus, é pior do que um ignorante. Quem respeita a Deus respeita também ao próximo. E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão (1Jo 4:21)
Temor é obediência. Não basta reconhecermos a criação divina. É necessário obedecermos aos Seus mandamentos. Há muita gente que diz amar a Deus. Mas para o Senhor amor é expresso em obediência. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (Jo 14:23)
Temor é fé. Só se pode temer algo em que se acredite. E quem crê em Deus o teme. O teme não apenas por medo das conseqüências de não se viver de acordo com a Sua vontade, mas o teme com aquele santo respeito do reconhecimento, do afeto, da admiração, do êxtase de se estar diante do Rei dos reis e do Senhor dos senhores. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! (Sl 8:1)
O querido ouvinte gostaria de ser sábio? Então tema ao Senhor, pois este é o princípio do verdadeiro saber. Que Ele nos abençoe. Amém.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...