quarta-feira, 11 de setembro de 2013

memórias literárias - 115 - QUANDO CHEGAR SETEMBRO

115 - QUANDO CHEGAR SETEMBRO

Boa noite, diletos e distintos leitores!
Graça e paz!
Como tenho recebido um enorme contingente de novos leitores em minhas listas pessoais e no facebook, permitam-me que me reapresente.
Sou Wagner Antonio de Araújo. Filho de Antonio & Elzira, irmão de Daniel, esposo de Elaine. Tenho 47 anos (até o próximo dia 3 de setembro) e moro na cidade de São Paulo, no Brasil.
Sou um cristão, um crente no Senhor Jesus Cristo, um batista por convicção, de fé clássica, a mesma trazida pelos nossos missionários pioneiros americanos no século XIX. Também sou pastor. A igreja onde sirvo a Deus é a Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba, São Paulo, Brasil. É pequena, possui 25 membros, mas possui uma linda comunidade de irmãos em Cristo, além de contar com um belo terreno para a construção de seu futuro templo, fruto do amor de inúmeros irmãos, amigos e leitores, que muito contribuiram na sua aquisição.
Estou na internet desde 1999, pela influência do meu irmão Daniel, que motivou-me a aderir ao novo sistema. Eu tanto conhecia de internet que perguntei: "quanto se paga pelo envio de cada e-mail? Como se cola o selo de cada um?"
Comecei lendo textos de listas como "filhos de Deus", "pastores", "bibliaword" etc. Então, juntamente com o Pr. Norberto Carlos Marquardt e Pr. Airton Evangelista da Costa, fundamos a lista COMPARTILHANDO, um oásis para que bons amigos pudessem abrir o coração. Decidimos fechá-la só para ministros do evangelho e criamos o espelho, PONTO DE ENCONTRO, para todos. Foi uma bênção.
Em 2001 Carlinha, do Grupo Cantinho Gospel, desafiou-nos para postarmos um texto próprio por semana. Como eu já tinha alguns escritos nos boletins da igreja, resolvi publicar um por dia. E surgiu o meu primeiro livro, CRÔNICAS DE DEZEMBRO. Depois dele vieram outros: CRÔNICAS DE FEVEREIRO, PÁGINAS SOLTAS, ANTES DE ENTARDECER, SÉCULO XXI, FALANDO FRANCAMENTE, MEMÓRIAS PASTORAIS, PRAIA GRANDE, ROTA 44, MEIA HORA, FLÔR-DE-MAIO etc. Foram séries de crônicas que escrevi, muitas delas tornaram-se muito conhecidas e circulam pela internet há anos. Tenho procurado recuperá-las (nem eu tenho o controle de todas que postei ou que escrevi), ajuntando-as num blog chamado MEMÓRIAS LITERÁRIAS.
No ministério pastoral tenho encontrado a minha verdadeira missão. Fui ordenado em 13 de outubro de 1991, à pedido da Igreja Batista de Vila Souza, São Paulo. Fui seu pastor entre 1991 e 1993. Depois pastoreei a Igreja Batista Boas Novas do Jardim Brasil, de 1993 a 1994. De 1995 a 1996 fui pastor da Igreja Batista em Bela Vista, Osasco, São Paulo. E em 07 de novembro de 1996 fiz parte da fundação da Missão Batista Boas Novas de Osasco, São Paulo, que tornou-se congregação da Igreja Batista Betel de Itapevi, São Paulo, e que, posteriormente, organizou-a como Igreja Batista Boas Novas. Não tínhamos terreno, pagávamos caríssimo aluguel. Com a visita do Pr. José Vieira Rocha e do Evangelista Cantor Luiz de Carvalho, iniciamos uma campanha para a aquisição do nosso terreno. Depois de 4 longos anos conseguimos o suficiente para comprá-lo. Um belo terreno de quase 700 metros quadrados, numa rua sem saída e com uma pracinha à beira do Rodoanel Mário Covas, no bairro Novo Horizonte, em Carapicuíba, ao lado de Osasco, São Paulo. Ali estamos desde 2011.
Na denominação batista contribui com a minha parte em sua história. Fui o fundador da JUBOESC, Juventude Batista do Oeste da Capital, ainda na adolescência. Fui seminarista da Igreja Batista em Vila Mirante. Estagiei na Primeira Igreja Batista em Cotia, SP e Igreja Batista em Vila Pompéia, SP. Pastoreei interinamente as igrejas de Vargem Grande Paulista SP e Sinai em São Paulo, além de ajudar a abrir a congregação de Helena Maria em Osasco e atualmente a Congregação Batista em Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo. Fiz parte da Junta de Educação Cristã da Convenção Batista do Estado de São Paulo e fui secretário executivo e/ou presidente das seguintes associações: Associação Nordeste da Capital SP, Associação Noroeste da Capital SP, Associação de Osasco e Adjacências SP e Associação do Ferreira e Região SP.
Nos últimos tempos, com o avanço do neoliberalismo denominacional, com alguns administradores dos quais discordamos em gênero, número e grau, decidi estar mais reservado com essas atividades. Contudo, por força das idéias, acabei juntando-me a um grupo de colegas defensores da sã doutrina e fundamos uma organização não cisória, porém posicional, chamada OPBCB, Ordem dos Pastores Batistas Clássicos do Brasil, cujo braço leigo é a ABACLASS- Associação dos Batistas Clássicos do Brasil, defendendo o ponto de vista evangélico batista ortodoxo, bíblico e tradicional. Como o termo "tradicional" já estava em uso por outros grupos, optamos por "clássico" que quer dizer quase a mesma coisa.
Deus deu-me a graça de pregar a Sua Santa Palavra. Não sou um grande pregador, talvez um aprendiz seja a melhor expressão. Decidi, contudo, não esperar pela perfeição, pois essa eu só terei quando da ressurreição em Cristo, devido à Sua graça. Então, juntando o pouco que aprendi e a graça do Senhor, coloquei-me à Sua disposição para pregar. E tenho pregado por muitos lugares em todos estes 33 anos de vida cristã. No Brasil já fui honrado com o púlpito de igrejas, lares, associações e ruas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Distrito Federal. No estrangeiro pude proclamar a Sua Palavra na Argentina, nos Estados Unidos, em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra. São dádivas do Senhor e uma grande responsabilidade. O púlpito tem sido a minha missão.
Na área educacional formei-me como bacharel em teologia pela Universidade Brasileira de Teologia, depois de ter cursado alguns anos na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e no seminário do saudoso Pr. Onésimo Nunes de Lima. Lecionei na Universidade Brasileira de Teologia, no Seminário Teológico Betel, no Instituto Teológico Batista de São Paulo (Piratininga, Bauru) e criei a E.T.E. - Escola de Teologia Elementar, que funcionou quando fui pastor da Igreja Batista Boas Novas do Jardim Brasil. Ai tive professores que partilharam comigo do ensino: Josué Nunes de Lima, Nelson Pacheco, José Luiz Marcellino etc. Atualmente comecei a lecionar uma matéria à guisa de treinamento leigo e envido esforços no afã de iniciar o nosso seminário teológico batista clássico do Brasil, que há de funcionar a nível virtual, com professores gravando suas aulas em vídeo.
Bem, aqui vão as nossas mídias.
1) Nossa página há muitos anos
O Missionário Yrorrito Abe, de Goiânia, há muito tempo mantém o registro de toda a nossa correspondência. Ele possui coisas que nem eu mais possuo! A ele sou perpetuamente grato.
2) Meus vídeos de pregação
Mantenho um local onde centralizo as minhas pregações gravadas em vídeo. Estão disponíveis para assistir de imediato.
3) Meus textos colecionados
Tenho publicado os textos que o senhor me permite escrever. Estou tentando juntá-los. Já tenho um cento deles, faltando uns dois outros a reunir. Estão lá para a leitura.
4) Crônicas de Dezembro
O meu primeiro livro virtual. Está com os textos publicados e separados.
5) Antes de Entardecer
Outro livro que escrevi com a graça do Senhor.
6) Canal do youtube
Armazenei centenas de vídeos ao longo da existência do Youtube. Alguns já possuem mais de 400 mil visualizações. Outros quase nenhuma. Estão todos lá, para que possam ser assistidos. Vídeos de pregações, de viagens, de cenas de lazer, de coisas interessantes, de Luiz de Carvalho, de minha saudosa mãe etc.
7) Púlpito Boas Novas
Desde que iniciamos as nossas atividades como Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba SP, decidi publicar as mídias ali gravadas, as pregações, os hinos, enfim, tudo o que realizamos dali para frente. Esse canal é exclusivo de nossas atividades da igreja há partir de 2011. Os vídeos anteriores estão no canal acima mencionado.
8) Rádio Naftalina Web
Junto com Thiago Herrera Dametto, de Cafelândia, SP, fizemos uma brincadeira, para ver se o sistema de rádios web realmente funcionava. Era preciso dar um nome, e como as canções que eu tinha eram as tradicionais, antigas, veio-me o nome Naftalina. O que era um teste tornou-se um glorioso ministério. Surgia ali a RÁDIO NAFTALINA WEB. Já há 3 anos no éter do ciberespaço, essa rádio tem sido a companhia para muita gente que aprecia os louvores a Deus sem a poluição do neoliberalismo e, principalmente, do neopentecostalismo que transformou LOUVOR em ENTRETENIMENTO, SHOW. Naquela rádio só tocam hinos e neopentecostais não entram. Não por preconceito, mas por convicção de que louvar a Deus por espetáculo é pecado. Ali pregadores que já estão na glória com Deus continuam sendo atalaias, pregando suas mensagens: RUBENS LOPES, DAVID GOMES, JOSUÉ NUNES DE LIMA, JOÃO FILSON SOREN etc. O carro-chefe é o programa ASSIM ESTÁ ESCRITO, do Pastor Timofei Diacov. Há programas maravilhosos, como A Grande Orquestra, Luiz de Carvalho especial, Louvor do Sertão, Waldemar Fomin, Feliciano Amaral etc. O site também tem recados e informações preciosas.
9) Site da OPBCB e da ABACLASS
Não é algo meu, mas faço parte com extrema alegria e muita convicção. Esse site é obra do nosso Pastor Luiz Antonio Ferraz, da Igreja Batista Vida Nova no Parque Santo Antonio, São Paulo, Brasil. Ali temos uma infinidade de coisas disponíveis. Temos a nossa missão, o nosso protesto, os vídeos dos nossos encontros, os nossos artigos, e agora, com muita felicidade divulgamos: temos a BIBLIOTECA BATISTA CLÁSSICA, onde os livros que temos recuperado podem ser baixados AUTOMATICAMENTE, bem como lidos no próprio monitor! O site tem uma riqueza incomensurável e vale à pena entrar, conhecer, usar e, se desejar, fazer parte desse esforço de preservação de nossas doutrinas e memórias.
E a biblioteca está aqui:
10) Minha página no FACEBOOK
Conquanto eu não use o facebook para entretenimento ou para bate-papo, ali estão muitos amigos que gostam de nos seguir e verificar as nossas publicações. Ali  eu posto as minhas fotografias e mantenho atualizada a minha agenda. E ali também alimento a informações oficiais das páginas que administro.
a) A minha identidade
b) A página da Igreja Batista Boas Novas:
c) A página da OPBCB - Ordem dos Pastores Batistas Clássicos do Brasil:
d) A página da Rádio Naftalina Web:
11) Comunicações comigo
a) Skype: pastorwagner@hotmail.com ou Pastorwagner2007
b) Talk: bnovas@gmail.com
c) Por e-mail:
Meus compromissos externos até o final do ano:
setembro: pregar em Volta Redonda
outubro: pregar em Belo Horizonte
novembro: talvez pregar em Curitiba
Para o ano que vem:
Em planejamento: uma viagem para os Estados Unidos (visita a missionários enfermos) e Portugal (rever amigos e pregar em igrejas co-irmãs).
Qualquer convite para o próximo ano está em aberto, podendo ser combinado à partir de hoje diretamente em um dos canais de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...